terça-feira, 5 de outubro de 2010

Entrevista - André Fernandes

O blog da ACR Maceirinha realizou a sua segunda entrevista. Depois de
Tóguia (que representa o Pilado actualmente ), André Fernandes foi o segundo jogador a ser entrevistado.
André Fernandes é ponta de lança da equipa sénior da Maceirinha, tendo um golo nesta época (apontado frente às Meirinhas).

Blog - Boa Tarde André. Antes de mais queria-te agradecer a tua disponibilidade para responder a esta entrevista.
A primeira pergunta que te coloco é como começou a tua vida desportiva,e porque te interessaste pela posição de avançado.

André - Não têm de agradecer! comecei a jogar na Maceirinha com 11 ou 12 anos, no escalão de iniciados apesar de ainda ser infantil na altura. Nesse tempo ainda nao tinha uma posição definida até porque era guarda redes de andebol no desporto escolar mas nao o queria ser no futebol.
Fiz praticamente toda a minha formação como extremo (direito e esquerdo) e jogava ocasionalmente como medio centro ou avançado. nos dois primeiros anos de sénior e antes da paragem que fiz no futebol, joguei tambem quase sempre como extremo.

Blog - Depois de algumas épocas de paragem, regressaste o ano passado à competição. Não sendo titular indiscutivel, como correu para ti a última época? E para a equipa?

André - Correu melhor do que estava à espera, apesar de me ter lesionado durante um tempo. Comecei bem fisicamente, o que me surpreendeu, e nas primeiras jornadas fui titular, marquei alguns golos, aproveitando bem a confiança que o mister Fernando depositou em mim. Depois começou a faltar a frescura fisica, quebrei bastante o ritmo e o mister obviamente apostou em outros jogadores que estavam melhores. Para o final da época e depois de ter recuperado da lesão, melhorei em termos fisicos e fiz 2/3 jogos a titular em que me senti bastante bem. Em termos colectivos, penso que se geraram muitas espectativas no inicio das época, exageradas talvez, e a equipa não conseguiu ser regular nas suas exibições. Podiamos sem dúvida ter ficado bem mais acima na tabela mas dificilmente lutariamos para a subida até porque a época foi muito longa e o nosso plantel era curto.

Blog - Esta nova época começou com um empate, apesar da nossa equipa ter feito um bom jogo. O que esperas da nossa equipa para a época 2010/2011 ?

André - Estou convicto que vamos fazer melhor que o ano passado. A pré-época foi muito exigente, os jogadores trabalharam bastante bem e em termos fisicos estamos muito fortes tal como provamos domingo (Meirinhas). O empate com o Pilado soube um pouco mal, porque fomos superiores ao adversário na maior parte do jogo e faltou-nos um bocadinho de sorte. Nos jogos em casa devemos impôr-nos e ser só um pouco mais incisivos lá na frente. Se o fizermos, dificilmente perdemos pontos e essa pode ser a chave para fazermos um bom campeonato.

Blog - As arbitragens por vezes são muito criticadas. No jogo da 1ª jornada frente ao Pilado, o árbitro não esteve muito bem. Concordas que a arbitragem devia melhorar?

André - De facto o arbitro não esteve bem, e não esteve para nenhum dos lados. Não é tarefa facil arbitrar jogos do Distrital, onde por vezes (ou muitas vezes) se encontra jogadores que não têm intenção de jogar mas sim não deixar jogar. Os arbitros, tal como os jogadores são limitados, e é por isso que estamos todos a jogar no Distrital. Não podemos pedir mais.

Blog - Esta época o nosso clube não tem todos os escalões de formação. Acreditas que isto pode condicionar o futuro da equipa sénior ?

André - É um pouco triste isso acontecer mas acredito que as pessoas responsáveis tudo fizeram para o evitar. Existe sempre o risco de perdermos esses miudos que num futuro poderiam ser os jogadores da equipa senior mas penso que a curto prazo a situação vai estando controlada, já que os juvenis têm um plantel grande e de boa qualidade.

Blog - Nesta altura, a Maceirinha é um dos poucos clubes que ainda possui campo pelado. Achas que era importante uma mudança do piso ? Porquê ?

André - Este é mais uma das situações que me deixa desapontado com o clube. Sinto que já podiamos estar a usufruir do sintectico ha uns tempos e continuamos a atrasar o processo. Temos sem duvida uma das sedes sociais mais activas de todo o distrito e vemos clubes quase sem dimensão a inaugurar sintecticos todas as semanas. Está à vista de todos que as condições em que temos treinado/jogado são miseráveis e podem inclusive lesionar jogadores/jogadoras.
Costumo dizer que a ACRMaceirinha é o clube que conheço com as melhores condições para se jogar futebol, mas só até entrarmos em campo, porque aí somos os que temos as piores condições.

Blog - Para terminar, queria-te perguntar o que achas do nosso blog.

André - Já colaborei com o blog e acho que é bastante útili para divulgarmos o que se passa no nosso clube. Continuem!

Obrigado André !

1 comentário:

Anónimo disse...

O grande orelhas,que quando era junior todas as equipas tinham medo dele.
Tinha e tem um porte fisico lixado e salvava muitas vezes a maceirinha.

Agora espero que marque um golo ou 2 na moita.

abraço rapaz